22/04/22

GUERRA NA UCRÂNIA: CRIMES DE GUERRA

No terreno, uma delegação da ONU avança com acusações às tropas russas. E descarta equivalências com crimes de guerra cometidos por forças ucranianas.

«... “O que vimos em Kramatorsk, na área controlada pelo Governo em 08 de abril, quando munições de fragmentação atingiram uma estação de comboio, matando 60 civis e ferindo outros 111, é emblemático do incumprimento do princípio da distinção (entre civis e soldados), a proibição de realizar ataques indiscriminados e o princípio da precaução consagrado no Direito Internacional Humanitário”, adiantou Bachelet.

Ravina Shamdasani indicou que “compete a um tribunal determinar se esse é o caso”, mas sublinhou haver “cada vez mais evidências de que crimes de guerra estão a ser cometidos” na Ucrânia.

Embora, a porta-voz não tenha descartado que o lado ucraniano também tenha violado o direito humanitário em certas ocasiões, disse que “a grande maioria dessas violações, e de longe, são atribuíveis às forças russas”.

Ravina Shamdasani também indicou que 92,3% das vítimas registadas pelos serviços do Alto Comissariado “são atribuíveis às forças russas, assim como as alegações de assassínio e execuções sumárias”.»

2 comentários:

Anónimo disse...

Vai durar muito tempo. A não ser que o Poutine se lembre de usar outros meios...

https://www.nytimes.com/2022/04/22/opinion/sanctions-russia-ukraine-war.html?smid=fb-nytopinion&smtyp=cur

<(") Ash

Ana Cristina Leonardo disse...

falhei o pagamento da assinatura :) não consigo ler.