24/05/13

Das limitações cerebrais do ministro Vítor Gaspar ou outro nome para a pulhice

Há uma teoria corrente que diz que as mulheres são mais versáteis do que os homens e a prova disso é que as primeiras conseguem fazer várias coisas ao mesmo tempo.
Os exemplos não são particularmente elevados, mas servem: as mulheres seriam capazes de, em simultâneo, pôr a sopa ao lume, tinta no cabelo, falar ao telefone, contar uma história às crianças e pagar contas no HomeBanK, enquanto os machos se estiverem a fazer a barba e alguém tocar à porta é certo e sabido que se esvaem em sangue. 
A teoria vale o que vale, mas garantem os seus defensores que está alicerçada biologicamente numa organização diferenciada do cérebro segundo se trata de um cérebro masculino ou feminino. 

Eu, pessoalmente, tendo a achar que, no que respeita ao funcionamento do cérebro, sabemos pouco mais do que saberiam os nossos antepassados das cavernas, mas o caso de Vítor Gaspar tem-me levado a pôr a hipótese de estarem certos aqueles que afirmam que as mulheres são de Vénus e os homens de Marte, com o Ministro das Finanças a representar um caso extremo vindo de outra Galáxia.

O homem, e isso está patente em tudo o que diz e faz, sofre de uma deficiência patológica: é incapaz de estabelecer relações de complexidade mínima e de se desviar um milímetro do caminho previamente traçado, subindo-o step by step como se fosse guiado pela estrela dos Reis Magos, mesmo se uma multidão lhe grita cá de baixo que a cabana para onde se dirige não é de Jesus mas de Brian.

Vítor Gaspar lembra-me sempre a história do burro do cigano (ou do cavalo do inglês) que quando estava quase a conseguir viver sem comer... morreu.
O problema neste caso é que os burros somos nós, enquanto o Gaspar irá comer certamente para outra manjedoura daqui a alguns meses. É que mesmo que seja burro, parvo não é com certeza. Complexidades cerebrais para as quais não tenho explicação e ele muito menos por motivos óbvios.

1 comentário:

luis reis disse...

Não houve um ex secretario de estado,jornalista de economia, que afirmou que o tipo era um perigoso psicopata?
Curioso,foi pouco comentado...